5 passos certeiros de como propagar plantas suculentas com sucesso

As plantas suculentas são plantas que armazenam água em suas raízes, caule e folhas em maior quantidade do que as outras plantas comuns.

Sua forma de propagação vegetativa se dá pela simples queda da folha na superfície do solo. A água contida da folha é suficiente para hidratar as raízes e a formação da muda até a maturidade do crescimento.

5 PASSOS DE COMO PROPAGAR PLANTAS SUCULENTAS COM SUCESSO

Sem muitas delongas, vamos para os 5 passos certeiros de como propagar plantas suculentas com sucesso.

1º PASSO: SUBSTRATO DE ENRAIZAMENTO DAS NOVAS MUDAS

O substrato ideal para o enraizamento das suculentas é simples e deve ser poroso, leve, não reter umidade e ser de fácil manuseio.

O que você pode usar é a areia lavada de construção que deve ser peneirada para retirar os grumes de argila e pedriscos grandes.

como propagar plantas suculentas

Use uma bandeja com furos, coloque uma camada de 1 cm de brita (pedras pequenas) ou pedriscos, em seguida, preencha até a borda com a areia lavada. Aperte e molhe para retirar os espaços com ar e preencha novamente com areia para manter a uniformidade da bandeja.

As suculentas adoram esterco, por ser rico em matéria orgânica e ter baixo teor de nitrogênio, esse produto acelera o crescimento radicular e a formação das mudas. Portanto, coloque sobre a areia, uma camada de esterco curtido (seco, moído, peneirado e isento de plantas daninhas) de aproximadamente meio centímetro.

2º PASSO: PREPARAÇÃO DAS NOVAS MUDAS DE SUCULENTAS

Esse passo é bem simples e diferente das outras plantas comuns. Destaque as folhas que serão usadas para a propagação na base do caule da planta matriz.

como propagar plantas suculentas

É importante ficar atento neste processo, pois algumas folhas quebram com facilidade antes da base. É justamente na base que serão formadas as raízes e nasce a muda.

[thrive_leads id=’2395′]

Quando a planta emitir uma haste floral, as folhas da haste e a própria haste, também são mudas que podem ser enraizadas.

como propagar plantas suculentas

As estacas laterais devem ser cortadas na lateral do caule. O ferimento no caule é uma porta aberta para entrada de doenças e também para a desidratação da planta matriz. Se houver um ferimento no caule, deve-se pulverizar o lugar com canela em pó para que seja feita a cicatrização do lugar do ferimento. 

3º PASSO: DESENVOLVIMENTO NA AREIA DAS PLANTAS BEBES

como propagar suculentas

AS ESTACAS LATERAIS: O plantio das estacas laterais é simples. Faça um buraco, coloque o caule da suculenta, apertar em volta para firmar e molhar a areia em seguida.

O tempo de enraizamento é em torno de 20 dias para as novas mudas estarem enraizadas e aptas para o plantio no vaso individual.

Após esse prazo deve-se, molhar a areia e remover a muda com todo cuidado para que ela saia com raízes. Não é necessário lavar a areia que fica grudada no sistema radicular das mudas.

AS FOLHAS: Coloque as folhas sobre o esterco. Não é necessário plantar a folha, porque elas podem melar.

Após cerca de 7 dias, inicia-se a formação radicular. Algumas espécies formam raízes antes e outras podem demorar mais de 7 dias.

O broto só estará pronto para o vaso individual quando a folha que gerou a muda bebe secar naturalmente. Não é necessário lavar a areia que ficar grudada no sistema radicular do broto.

4º PASSO: PLANTIO NO VASO INDIVIDUAL DAS MUDAS BEBES

Chegou a hora de fazer o plantio para o vaso individual das novas mudas.

como propagar plantas suculentas

Coloque um dreno no fundo do vaso (brita, seixo, caco de telha, argila expandida, etc.), completar com substrato para plantas suculentas até a borda, plantar a muda, acomodar em volta para deixar ela firme, molhar e deixar em uma área sombreada até o crescimento e formação de novas folhas e brotos.

Após o crescimento, deve-se colocar o vasinho no sol para adaptação e mudança de cor das folhas.

Agora deve-se iniciar a adubação foliar após a brotação de novas folhas para acelerar o desenvolvimento da muda no vaso individual. É importante hidratar a planta pelo menos 1 vez a cada 15 dias.

5º PASSO: CONDIÇÕES IDEAIS DE CRESCIMENTO

O vaso com as folhinhas deve ficar em local onde receba bastante luminosidade, mas não o sol direto porque ele queima os brotinhos e raízes novas.

como propagar plantas suculentas

As novas folhas possuem água e nutrientes suficientes para produzir raízes e o novos brotos, portanto ao regar deve-se umedecer somente o substrato. Se receber água em excesso, corre o risco de melar e apodrecer o broto. Proteja o vaso da chuva.

Uma planta suculenta adulta pode dar várias mudas e isso vai ajudar muito quem trabalha com essas plantas para comercializar e quer manter o plantio em casa para diminuir os custos do produto final.

Para fabricar lembrancinhas com plantas suculentas o ideal é ter o seu próprio cultivo em casa fazendo a propagação delas facilmente e em pouco tempo você vai ter inúmeras novas mudas para seu trabalho.

[thrive_leads id=’2395′]

[kkstarratings]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

28 Comentários

  1. Edi Xavier da Guirra disse:

    Elisa Santos que dicas maravilhosas de como propagar as minhas suculentas. Eu amei. Gratidão eterna e estou adorando receber suas dicas. Obrigada de todo coração!!!

  2. Sueli dos Anjos disse:

    Obrigada amada por compartilhar seus momentos. Amei as dicas. Jesus te abençoe grandemente.

  3. Eu gostaria muito de saber como se planta cactus e suculentas com sementes, jâ plantei muitas vezes e nunca consegui Nada ,e cactos como fazer mudas ?obrigada

  4. Jalene Souza Silva Campos disse:

    Adorei as dicas. Vão me ajudar muito. Obrigada ????

  5. Joseildes Galiza Marques Joseildes galiza disse:

    Dicas excelentes…agora me sinto segura .Grata

  6. Guerreiro disse:

    Amei as dicas sobre as suculentas.
    Obrigada pelas orientações

  7. Ana Maria Peres Cabral disse:

    Obrigada, gostei do que me foi ensinado. Estou sempre aberta a novos conhecimentos!
    Muito agradecida, abraços!

  8. Wilma A Barijan disse:

    Gostei muito,aprendi como fazer mudas e replanta-las e tbm como molha-las……Obrigado,Wilma

  9. Maria Fernanda Daher Marra disse:

    Ótimas dicas. Adorei…….. Sou apaixonadas por suculentas!

  10. Maria Silveira disse:

    Adorei as dicas, parabéns Lindo trabalho!

  11. Geralda Lima Candido disse:

    que adubo usar

  12. Marlene Amaro disse:

    Texto bem esclarecedor.

    Obrigada pelas orientações.

  13. Thiago Correa disse:

    De todos os sites que pesquisei sobre suculentas esse foi o mais completo e de uma maneira facil de entender… muito obrigado pelas dicas…

  14. Adriana Sonda disse:

    Eu comprei o seu combo paguei e agora não tenho resposta d nada. Como sera enviado o material pra mim? Via correio? em nenhum lugar perguntaram meu endereço. Não consigo contato em nenhum lugar. Isso já faz alguns dias. Dizia que eu iria receber um email pra confirmar o pagamento, mas não recebi. Alguém pode entrar em contato comigo por favor

  15. Marlene disse:

    muito obrigado de enviar as explicações das suculentas aprendi como regar eu ficava sem saber ,agora sei cuidar você é maravilhosa não guarda só pra si a sabedoria,mas divide com todos .Deus te abençoe e que teus negócios prosperem ,AmémMarlene

  16. Kátia disse:

    Muito obrigada pelas dicas Elisa, não vou mais afogar minhas suculentas. Grata

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.